HOME CONTATO BLOG

#3 Aeroplanos com @raisamariaact


17


Esta é a Raisa Maria (@raisamariaact). Ela tem sonhos e planos que precisavam ganhar o mundo! Mas quem olha para essa felicidade toda às vezes esquece que pra conseguir seguir um plano de longo prazo, o caminho tem que ser trilhado pé por pé, todos os dias.

E nem sempre é fácil não, também precisa de um bocado de molejo pra desviar dos buracos, calma pra não rampar em lombada e atenção aos sinais para não perder a entrada para o lugar onde você quer ir.

#sonhadora #planodevida #determinação #flexibilidade

Papéis no Psicodrama


15


Quem você é nesse momento?

Filha, profissional, estudante, esportista, artista, cliente, torcedora, leitora, eleitora, podcaster, vizinha, mãe, tutora de pet, esposa, baladeira…
Já pensou por quantos papéis a gente transita ao longo da vida ou até mesmo em um único dia?
E estas experiências não são como bagagens socadas em um porta-malas, cada uma empurrando a outra pra garantir seu espaço. Você pode emprestar posturas e descobertas de um papel e usar em outros!

No psicodrama a gente explora essas possibilidades em terapia, mas você pode pensar consigo mesma quais seus pontos fortes em cada papel que você pode usar também em outros momentos.

#PraCegoVer Na imagem a pergunta: Quem é você nesse momento?

#papéissociais #psicodrama #explore

Sem pressa, sem freio


14


Eu queria compartilhar com vocês um pouquinho da arte da minha convidada do ep#2, a @blueskozmico 💙

A frase poderosa da Amanda é pra gente lembrar que o embalo do aqui/agora é constante e cheio de possibilidades que a pressa pode atropelar ⚠️

Desacelera aí, observa o movimento e os caminhos interessantes, as vias de afeto que pode trilhar até o que você definiu como ponto de chegada! 🛣

Isso até me lembra do próximo episódio que estamos preparando pra vocês... Mas não conto mais pra não dar spoiler! 🤐

#devagaresempre #aquieagora #viasdeafeto

Saúde Mental na pandemia


13


Desde que a Pandemia começou estamos atravessando um turbilhão de emoções e reviravoltas, não é? Cada um sentiu o impacto de acordo com sua realidade, e é natural sentir-se vulnerável, triste e frustrado com as incertezas e dificuldades deste período.

Uma forma de atravessar o momento de maneira mais consciente e saudável é prestar atenção nos seus próprios recursos:

🟡 Autocuidado: Como tenho cuidado do meu corpo, mente e sentimentos? Observe o que você já faz para cuidar destes aspectos e o que poderia incluir dentro da sua realidade, por mais simples que pareça.

🟡 Relação com criatividade: Tenho conseguido me mobilizar para as mudanças que o momento pede? Verifique as respostas novas e criativas que você já teve até aqui e considere rumos que ainda não explorou.

🟡 Para cada papel social que vivemos existe uma possibilidade de suporte - familiares, amigos, colegas de trabalho, instituições sociais, comunidades religiosas, etc. Reconheça sua REDE DE APOIO!

🎗Em alguns casos estes recursos não dão conta do que estamos enfrentando por dentro. E aí pode ser necessário suporte profissional: Médico, Psicológico, serviços de acolhimento (@cvvoficial @acolher_psicossocial).

❣Fique atenta/atento e cuide-se❣

Amanda Tintori, a @blueskozmico


Um pouco mais sobre a nossa convidada do 2º episódio

12


Esta é Amanda Wanderley Tintori, nossa convidada do episódio #2 do podcast Vias de Afeto. No episódio Poesia Fora da Caixola ela conta como foi o processo de se entender como escritora e depois passar a ver este também como um papel de artista:
Tem um molho de insegurança, uma pitada de medo, mas o prato principal é uma deliciosa sopa de letrinhas, cuidadosamente combinadas com um fluxo de pensamento e sentimentos que vem de dentro, mas que ela descobriu que não eram só dela.

Quer saber mais? Segue a Amanda aqui: @blueskozmico e não deixa de ouvir nosso podcast no Spotify! O link ta ali na bio ;)

#processocriativo #descobertasliterarias #mulherespoetas #mulheresqueescrevem

Recalculando o roteiro


11


Um dos quadros do nosso podcast é o Recalculando o roteiro. Nele, proponho um exercício criativo-terapêutico sobre o assunto que é o tema da prosa!

No episódio #2 Poesia Fora da Caixola a ideia é abrir espaço para o que se passa aí, na sua cabeça, no seu corpo e no espaço ao seu redor. A minha convidada @blueskozmico é adepta do que ela nomeou de "Caderno de devaneios" e compartilhou com a gente a importância que este recurso tem pra ela na elaboração de questões pessoais e na sua criação artística. 📖✨

Desta vez nosso convite é para que você elaborae o seu próprio Caderno de Devaneios com as coisas que se passam dentro de você e no seu entorno. Uma sugestão que demos no episódio foi inspirada em um exercício proposto em uma live do facebook da poeta gaúcha Angélica de Freitas, a @sereiaaserio.

Seja lá como você fará o registro, o importante é abrir o espaço pra isso e se deixar embalar nas percepções sobre o mundo, ideias, pensamentos, sentimentos, sonhos. Pode escrever, desenhar, colar! Solta a imaginação aí, se observe e registre! 🖌🖋💡

Ah, fique a vontade pra compartilhar seu caderninho com a gente marcando o @viasdeafeto e a hashtag #RecalculandoORoteiro. Quem sabe até mostro o meu ali no stories mais tarde... 👀

#recalculandooroteiro #exercícioterapêutico #diariodeideias

#2 Poesia fora da caixola com @blueskozmico


10


Sabe aquele frio na barriga que aparece quando a gente vai fazer pela primeira vez alguma coisa e não sabe bem como agir?

A dúvida sobre como desenvolver o novo papel, o desconforto, a insegurança...
E parece que quanto mais importante aquilo é, fica mais difícil, não é mesmo?

Este é o tema do episódio #2 do nosso podcast.

Disponível no Spotify( e outras 6 plataformas!)

#podcastbrasil #psicoterapia #saúdemental

#1 Episódio Piloto


8


Quando a gente faz esse movimento de perceber o entorno e olhar para aquilo que saiu do planejado como uma oportunidade de aprendizado, a gente pode ter uma experiência ainda mais rica do que imagina.

Claro que não é fácil, pode dar um super trabalho e sentimentos como stress, insegurança, medo e estafa geralmente aparecem. E tudo bem, é esperado se deparar com isso! O difícil é quando estes sentimentos se tornam disfuncionais a ponto de tomarem conta de você e da experiência como um todo.

O primeiro episódio do podcast Vias de Afeto era para ser só um piloto, um test-drive para o que viria depois. Tanto que minha convidada foi a minha produtora, Amanda Yargas. Mas eu curti tanto o resultado que queria compartilhar ele com vocês.

E sabe essa árvore que a gente parou pra olhar quando o pneu furou? Bom, lá no podcast a gente comenta sobre ela, como a vida é essa construção e cada escolha, atitude que a gente toma, cada coisa que a gente aprende e pessoa que a gente conhece é um galho dessa árvore. Ela vai crescendo, e mesmo que você decida não investir mais em algum desses papéis, ele faz parte do seu repertório, que você pode acessar em outros momentos. Bacana né?

Então se você quiser ouvir um pouco mais sobre esse assunto, confere o episódio piloto, o Bonde do Tudão, que fala sobre esse perfil multitarefa que a maioria das pessoas desenvolve na nossa sociedade atual. O link tá na bio!

Ah! E essa foto aí também é da Amanda Yargas.

#ParaCegoVer Foto de uma árvore sobre manchas coloridas que dão continuidade em outros posts. Na foto, o tronco da árvore ocupa o lado esquerdo e nele está escrito "gente extraña". No topo da imagem, folhas alaranjadas caem em cascatinha emoldurando a vista de montanhas nevadas que aparecem sobre uma vinícola. Em frente à árvore, ocupando a porção inferior da imagem, passa uma estrada.

#ressignificação #gerenciamentodecrise #papéisnopsicodrama

Podcast Vias de Afeto


5


O podcast Vias de Afeto é um destes projetos recém saídos do forno da psicóloga Nat Bresolin. Faz tempo que ela tinha essa vontade de fazer uma ligação entre a sensibilidade e os conhecimentos do psicodrama, a pluralidade de vivências de pessoas diferentes e esse magnetismo inescapável da expressão humana através da arte.

Essa mistura tem um jeito todo Nat de ser: agregadora, animada e sagaz.

No podcast, ela nos convida a viajar e nos leva pelos caminhos de um tema, junto com mais alguém, que a gente chama carinhosamente de navegadora ou navegador. Isso porque, enquanto a Nat vai nos pilotando, a outra pessoa vai apontando outras rotas. No fim, a gente constrói todos juntas e juntos esse caminho de olhar para o mundo ao mesmo tempo em que se olha para si.

Quer vir com a gente? Acesse o link na bio ;)

#ParaCegoVer fundo branco com manchas coloridas que se conectam às de outros posts. No alto à esquerda está escrito Poscast Vias de Afeto.

#podcastViasdeAfeto #ViasdeAfeto #roteiro #autoconhecimento #construção #novoscaminhos

Projetos, projéteis e projeções!


4


Quem conhece sabe que a Naty não consegue ficar parada e isso é uma das coisas mais bacanas sobre ela, porque quando ela se mexe, movimenta tudo a sua volta.
Com a pandemia, ela está atendendo online, mas ao invés de se acomodar nas almofadinhas fofas do sofá, entre uma sessão e outra ela matuta, executa e se aventura em alguma coisa nova.

Para você ter uma ideia, hoje ela está fazendo um laboratório de audiovisual, participando de um projeto que atende pessoas afetadas pela pandemia (confere aqui: @acolher_psicossocial), e assumindo de vez essa super responsa que é trazer mais consciência sobre saúde mental.

Para isso, a Naty resolveu dar essa repaginada aqui no insta pra ficar mais perto de vocês e trazer esse jeitão divertido e solto que ela tem. E também lançou um podcast!
Sobre isso a gente fala um pouco mais no próximo post, mas se você estiver com a curiosidade a mil pode conferir já! O link tá ali na bio ó!

#podcaster #movimento #multitarefa #consciência #saúdemental #psicologia #terapiaonline

#ParaTodosVerem Balão com o dizer Ação! Em fundo branco e manchas coloridas.


CONTATO



Telefone: (41)99681-2747

psinataliabresolin@gmail.com